/noticia/26-04-2016/assocon-condena-cancelamento-do-censo-agropecuario-2017
Assocon condena cancelamento do Censo Agropecuário 2017
26/04/2016 09:29

A Assocon, que representa os confinadores de bovinos do Brasil, divulgou, nesta segunda-feira (25/4), um nota criticando o cancelamento do próximo Censdo Agropecuário, que seria realizado no ano que vem. De acordo com o Isntituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), a pesquisa não será possível em função de questões orçamentarias. O último Censo Agropecuário foi feito em 2006.

 

Leia a íntegra da nota da Assocon.

“A Associação Nacional dos Confinadores – Assocon, entidade representativa da cadeia da pecuária brasileira, expressa sua indignação com o cancelamento do Censo Agropecuário em 2017, conforme divulgado pela imprensa.

 

O Censo é a estatística oficial do agronegócio brasileiro. Sem os dados, não sabemos quanto produzimos, nossos rebanhos, áreas disponíveis, avanços ambientais, políticas regionais.

 

O agronegócio tem sido o esteio da economia brasileira, sempre com desempenho consistente e crescente. Em 2015, foi o único segmento que avançou no país, além de contribuir com mais de US$ 70 bilhões em superávit da balança comercial.

 

Sem o Censo, tudo fica estimado segundo uma base de uma década atrás. Sim, porque o último Censo Agropecuário é de 2006! Como pode um país líder global em alimentos não ter números e informações oficiais para definir suas estratégias de gestão, investimentos e produção. Nossa realidade no campo é muito diferente de 10 anos atrás.

 

Além disso, é simplesmente indesculpável utilizar a falta de recursos para cancelar esse levantamento, o que aplaca os ânimos da classe produtiva e deixa um cenário cinzento envolto em desinformação.

 

Exigimos das autoridades competentes uma melhor análise dessa questão. O Censo Agropecuário é essencial. E precisa ser realizado com urgência.” 

 


Agrovecal, ao lado do agricultor, cuidando da terra.
Encontre-nos também: (19) 3608-1577 
                                     
Fique por dentro
Assine nossa Newsletter
2012.Todos os diretos reservados. Agrovecal